Carta e códigos PIN do Cartão de Cidadão
Quando o seu Cartão de Cidadão está pronto para levantamento, é-lhe enviada a carta de códigos PIN para a morada indicada no cartão.
Nesta carta encontra informação útil como o local de levantamento do cartão ou os códigos PIN para uso das suas funcionalidades digitais.
Para levantar o seu Cartão de Cidadão deve levar consigo a carta de códigos PIN.
Importante: guarde a carta após o levantamento do Cartão de Cidadão.
O que fazer se perder a carta ou esquecer os códigos PIN
Se perder a carta de códigos PIN antes de levantar um novo Cartão de Cidadão
Deve solicitar uma segunda via da carta PIN. Saiba como no ePortugal, o portal oficial dos serviços públicos.
Se perder a carta de códigos PIN e estiver na posse do seu Cartão de Cidadão
- Cartão de Cidadão pedido antes de 16 de abril de 2018 – terá de renovar o seu Cartão de Cidadão.
- Cartão de Cidadão pedido após de 16 de abril de 2018 – poderá recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão.
Códigos PIN do Cartão de Cidadão
Na carta existem 4 códigos relacionados as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão.
Estes códigos podem ser alterados pelo utilizador através da aplicação Autenticação.gov para computador.
PIN de morada
Permite visualizar a informação da morada constante no Cartão de Cidadão, na aplicação Autenticação.gov. Também é necessário para confirmar a alteração de morada, último passo da alteração de morada do Cartão de Cidadão.
PIN de autenticação
Permite autenticar-se ao aceder a um portal ou realizar um serviço online.
PIN de assinatura digital
Permite assinar documentos digitais com o Cartão de Cidadão.
Código de cancelamento
Permite cancelar o Cartão de Cidadão, desativando as funionalidades digitais, em caso de perda, dano, roubo ou furto.
Desbloqueio dos Códigos PIN do Cartão de Cidadão
Em caso de bloqueio de um ou mais códigos PIN, a carta apresenta um campo de informação destinada aos serviços do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), para que os códigos sejam desbloqueados.
Se bloqueou o(s) seu(s) código(s) PIN, terá de dirigir-se a um serviço ou balcão de levantamento do Cartão de Cidadão.