Perguntas frequentes sobre Chave Móvel Digital
Nesta página encontra várias perguntas frequentes que podem ajudar a responder à sua questão.
Não. Só pode associar um único telemóvel ao seu registo da Chave Móvel Digital.
No caso de ter dificuldades em se autenticar utilizando a Chave Móvel Digital deverá colocar a sua questão através da caixa de correio: info.cidadao@ama.pt.
Caso não saiba qual o seu PIN da Chave Móvel Digital, pode dirigir-se ao atendimento dos Espaços Cidadão ou Espaços Empresa que prestam este serviço para lhe atribuírem um novo PIN.
- No portal Autenticação.gov, na sua área reservada, pode aceder aos seus dados do registo na Chave Móvel Digital com o seu Cartão de Cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear";
- No atendimento presencial pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.
Ao aceder à sua área reservada:
- escolha o separador "Chave Móvel Digital"
- selecione "Alterar PIN"
- escreva o novo PIN da Chave Móvel Digital
- confirme
- Se for cidadão nacional, a validade da Chave Móvel Digital termina 30 dias após a validade do seu documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de identidade).
- Se for cidadão estrangeiro, a validade da CMD é a mesma do seu passaporte, título ou cartão de residência.
Se renovou o seu documento antes do fim da validade, não é necessário fazer uma nova ativação de Chave Móvel Digital.
Sim, pode autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital e optar por escolher o código de segurança via e-mail ou twitter. Deverá certificar-se que associou o seu contacto de email ou conta twitter quando ativou a sua Chave Móvel Digital. Se o não fez, poderá adicionar essa informação na área reservada no portal Autenticação.gov.
Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel Digital com a introdução do seu número de telemóvel, o seu PIN da Chave Móvel Digital e o novo código de segurança que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou e-mail, conforme a sua opção.
Não, o código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário e em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou e-mail.
No processo de autenticação com a Chave Móvel Digital a última mensagem recebida da Chave Móvel Digital por telemóvel ou e-mail é a válida.
A Chave Móvel Digital está definida e regulamentada através da publicação dos seguintes atos legislativos: Lei n.º 37/2014 de 26 de junho e da Portaria n.º 189/2014 de 23 de setembro que determinam a entrada em vigor deste sistema a 1 de janeiro de 2015.
Para realizar a integração com este método de autenticação pode contactar a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) através do contacto info.cidadao@ama.pt.