Ativar a Chave Móvel Digital

Pode ativar a Chave Móvel Digital (CMD) online, por videochamada, ou pedir a ativação num balcão de atendimento.

Veja nos quadros seguintes a opção mais conveniente para si.

App Autenticação.gov para telemóvel

Com biometria (verificação facial)

Precisa de ter:

  • Cartão de Cidadão
  • app instalada para Android ou iOS
  • telemóvel com câmara fotográfica

Certifique-se de que está num local bem iluminado.

Portal Autenticação.gov

Com Cartão de Cidadão

Precisa de Cartão de Cidadão, leitor de cartões smartcard e código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão.

Com dados de acesso ao Portal das Finanças

Precisa de ter Cartão de Cidadão.

Depois de fazer o pedido, vai receber uma carta por correio para poder concluir a ativação da CMD.

Saiba como ativar a assinatura digital neste caso.

Videochamada

Com biometria (verificação facial)

Precisa de:

  • Cartão de Cidadão
  • computador ou disposito móvel com câmara e microfone
  • telemóvel para associar à CMD

Certifique-se de que está sozinha/o e num local bem iluminado.

O agendamento da videochamada é feito no portal ePortugal.

Presencial

BALCÕES DE ATENDIMENTO

Para quem tem Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão/Certificado de Residência.

  • Espaços Cidadão/Empresa
  • Serviços do Registo Criminal
  • Serviços consulares portugueses
  • Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital
  • Lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (Açores)
  • No levantamento de um novo Cartão de Cidadão nos balcões do serviço.

*NOTA: Para ativar a CMD com Título de Residência (pessoas estrangeiras de fora da UE) ou Cartão/Certificado de Residência (pessoas da UE e seus familiares) é necessário o número de contribuinte.

Outros canais

Vodafone TV Box

A Vodafone disponibiliza um conjunto de serviços digitais da Administração Pública, na APP Serviços Públicos na box da TV.

Nesta APP pode ativar a Chave Móvel Digital.

Disponível apenas para clientes com Cartão de Cidadão.